Alguns Aspectos Psicológicos da Criança Deficiente Visual: Uma Leitura Enriquecedora — Resenha by Soso

 

Alguns Aspectos Psicológicos da Criança Deficiente Visual (1981)


Autor: Vitor da Fonseca.
Páginas: 38.
Ano de Lançamento: 1981.
Revista: Margem.
Coleção: Tópicos.
Livro anterior: Nº 4, Contributo para a Dissecação do Conceito de Dislexia.
Gênero: Artigo.
Nota: 8.



Recebi Alguns Aspectos Psicológicos da Criança Deficiente Visual como um presente especial de uma amiga, e a leitura se revelou um mergulho fascinante nas questões que envolvem o desenvolvimento e o comportamento de crianças com deficiência visual. O “livro” em questão é, na verdade, um artigo europeu publicado em 1981 na revista Margem do CEE de Lisboa, e faz parte de uma coletânea de artigos. Embora seja difícil encontrá-lo atualmente, vale a pena para quem se interessa pelo tema, mesmo com a linguagem um tanto antiga.

Estrutura do Livro e Primeiros Capítulos

Com apenas três capítulos, o livro traz uma abordagem didática e direta. No primeiro, Natureza do Comportamento, o autor explora como o aprendizado das crianças com deficiência visual difere dos outros, explicando que, sem o sentido da visão, essas crianças desenvolvem a percepção tátil e auditiva de forma mais apurada. É interessante ver como a audição assume um papel central, compensando a falta de visão e oferecendo uma nova perspectiva sobre a importância dos sentidos na formação do conhecimento.

Desenvolvimento Socioemocional e o Papel da Família

O segundo capítulo, Desenvolvimento Socioemocional, mergulha no impacto emocional e social da deficiência visual. O autor aborda a forma como essas crianças podem desenvolver sentimentos de frustração e insegurança devido a expectativas frustradas ou até rejeição dos pais. Este capítulo reforça a importância do apoio familiar e social para que a criança se sinta incluída e amada. A inclusão escolar também é destacada como essencial, pois crianças que convivem com deficientes visuais tendem a ser mais acolhedoras, desenvolvendo um olhar mais empático e inclusivo.

Desenvolvimento Cognitivo: Reorganização dos Sentidos

O terceiro e último capítulo, Desenvolvimento Cognitivo, examina a reorganização sensorial que ocorre no cérebro dessas crianças, dando um panorama sobre como a hierarquia dos sentidos é ajustada para que a falta de visão seja compensada. A leitura é rápida e oferece uma visão curiosa sobre a capacidade de adaptação do cérebro e a importância de investir no desenvolvimento adequado delas, respeitando suas particularidades.

Considerações Finais

Foi uma leitura breve, mas surpreendentemente rica, que me proporcionou um olhar mais sensível e informativo sobre as necessidades e potencialidades das crianças com deficiência visual. Para quem trabalha ou convive com essas crianças, essa leitura pode oferecer insights valiosos, reforçando que elas podem – e devem – ser vistas além de sua deficiência.



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