Hamlet - William Shakespeare (Resenha By Soso)
Olá seres encantadores!! Recentemente fiz minha primeira leitura de Shakespeare e devo confessar que foi além das minhas expectativas. Vou falar sobre Hamlet!
Sinopse: O jovem príncipe Hamlet se vê em um estado deplorável após a morte do pai, ele suspeita fortemente que o autor do assassinato é um membro de sua família, seu tio Claúdio, atual rei. O país está em guerra com o reino da Noruega, visto que o antigo rei (que também se chamava Hamlet, assim como o protagonista) assassinou o rei de lá, o filho desse rei também busca vingança pelo pai. Subitamente o fantasma do pai de Hamlet aparece revelando o de fato causou sua morte e o autor do crime, após conversar brevemente com Hamlet, ele desaparece. Hamlet fica inconsolável, seu sentimento de luto torna-se maior, sua raiva aumenta continuamente, ele tem um comportamento opositor e muito resistente a qualquer interação. O rei e a rainha ficam preocupados então mandam dois amigos de infância do príncipe para ficarem de olho nele, Rosencrantz e Guildenstern. Em contrapartida, Polônio, o conselheiro real, tem dois filhos, Laerte (está indo viajar para França) e Ofélia, uma jovem linda que nutre sentimentos por Hamlet. Entretanto, Hamlet é uma pessoa com tanto a se pensar, com tantas questões, ele será capaz de manter um relacionamento? Ele será capaz de se vingar? Questões como essas cerceiam a cabeça do jovem rapaz que tem o destino de um reino inteiro e um futuro para decidir e lutar.
Opinião: Quando eu pensava em um livro de Shakespeare, palavras difícies e histórias complicadas me vinham a mente, eu comecei a ler pensando "será que vou largar esse livro em algum momento?" mas ele me tirou da ressaca literária que eu estava. Hamlet é uma história instigante, tem muito sobre vingança mas eu nunca vi muita graça em se vingar, ele podia só ter seguido em frente, não? Algo que me causou uma enorme confusão quando li o foi sobre os nomes, o Hamlet tem o mesmo nome do pai e o príncipe da Noruega também tem o mesmo nome do falecido rei, eu tive que ler e reler muitas vezes para entender isso. Quando penso na questão romântica do livro, vejo como Hamlet era um jovem que estava preso em seus próprios dilemas e atormentados por seus fantasmas, ele nunca teria conseguido ser um bom marido ou qualquer coisa para Ofélia, e fico feliz que ele reconhecia isso, o que eu admiro muito, é claro que trouxe muito sofrimento a Ofélia mas ele tomou uma ótima atitude se distanciando. Ele é muito esperto! Consegue descobrir os planos das pessoas ao seu redor, entende rapidamente as situações de caos que se tornam e é de fato, uma figura de herói no livro. Para quem gosta de lutas, porradaria, histórias sobre monarquias, sobre realeza e com um plot twist, eu recomendo! O plot twist não me agradou pois queria que tivesse um final do jeito que eu queria, entretanto, é compreensível que para a história, tenha sido melhor assim. O livro é curto, pode ser lido em uma madrugada, em uma tarde e você não precisa de um dicionário para lê-lo. Eu quero ter a oportunidade de ler algo de Shakespeare futuramente.
Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que o sonhado por sua vã filosofia.
Insta: @fernandasosofia.
Se o Hamlet não morresse, era goat.
ResponderExcluir